32 C°

1 março 2023.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Flávio Torres

Um pouco de muita gente

quarta-feira, 01 de março 2023

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, esteve reunido na última segunda feira com o Ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília.
Durante a visita ao ex-governador do Ceará, Ricardo Cavalcante falou sobre projetos para as áreas de educação básica e profissionalizante. O Presidente da Fiec destacou a importância da parceria com o Ministério da Educação para ações que devem ser implementadas ainda em 2023.

O empresário Nivton Rocha sairá de Fortaleza para Gramado, de carros elétricos, numa viagem que vai durar 11 dias, ele que tem um BYD e um Tesla, vai revezar-se, dirigindo as duas máquinas, para com isso aferir as diferenças entre os dois modelos, bem como constatar que o carro elétrico faz tudo que os convencionais fazem.

A cultura, mais do que nunca, tem se tornado uma ferramenta de democratização e, principalmente, de inclusão. Em suas mais diferentes formas e manifestações, a arte é feita – e consumida – por um público cada vez mais plural. É a partir dessa premissa que acontece em Fortaleza, no dia 08 de março, das 8h às 12h, o seminário “Teatro dos Sentidos e Arte Inclusiva”, voltado para gestores públicos, artistas, estudantes, arte-educadores e demais interessados pelo tema, que vai abordar as possibilidades de fortalecimento da arte inclusiva, principalmente para jovens e adultos com cegueira ou baixa visão em teatro.

A programação do encontro, que vai ser realizado na Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), responsável pelo evento, conta com a participação de representantes de órgãos públicos do Estado, dentre setores da sociedade civil e de educação. O público também vai ter a chance de conferir a intervenção “Nós Fazemos Teatro!”, com o grupo Olho Mágico, formado por artistas com deficiência visual.

Com o tema “Democracia e civilização: Vida digna ao povo do Sertão”, a 19ª edição do evento Conselheiro Vivo movimenta o calendário cultural de Quixeramobim de 2 a 13 de março próximo. O evento, que ressalta a memória e as novas imaginações que se ligam a Antônio Conselheiro, quixeramobinense e líder do movimento de Canudos, tem a participação da unidade Sesc Ler daquele município.

A iniciativa é uma ação conjunta do Serviço Social do Comércio (Sesc) com o Governo do Estado, por meio da Casa de Antônio Conselheiro e Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamentos da Secretaria da Cultura (Secult) geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM); Secretaria da Educação (Seduc); Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Quixeramobim, ONG Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim e Academia Quixeramobiense de Letras.

A Secult Ceará lançou ontem o XVII Edital Ceará da Paixão – 2023, dando início ao Ciclo da Paixão no Estado. Sendo uma ação consolidada da política de Patrimônio Cultural do Ceará, o edital tem o objetivo de fomentar manifestações de cultura tradicional popular do Ciclo da Semana Santa das várias regiões do Estado. Com o aporte financeiro de mais de R$ 1 milhão, serão selecionados 57 projetos, distribuídos em quatro categorias, propostos por grupos ou coletivos voltados à produção artística, à circulação de grupo e à difusão das manifestações culturais regionais do Ciclo da Semana Santa.
uuu
Falando em paixão de Cristo, um dos mais tradicionais espetáculos ao livre do Ceará se prepara para voltar presencial: a Paixão de Cristo de Pacatuba. O espetáculo que em 2023 chega à sua 49ª edição já está em fase de produção. Os ensaios acontecem desde o mês de janeiro, sempre aos sábados, na Praça da Paixão, local da encenação do espetáculo, que será nos dias 6 e 7 de abril.
uuu
A 49ª Paixão de Cristo de Pacatuba conta com oito cenários: Palácio de Caifás, Palácio de Herodes, Palácio de Pilatos, Palácio da Última Ceia, Templo de Jerusalém, Flagelação de Jesus, Horto das Oliveiras e o Túmulo de Ressurreição. Já o elenco, é formado, em sua maioria, por moradores. Somados a equipe de produção, direção, som e luz, são aproximadamente 300 pessoas envolvidas nesse espetáculo.

E mais…

De acordo com as leis estaduais 15.846 (2015) e a 16.388 (2017), a Paixão de Cristo de Pacatuba é considerada um dos maiores eventos religiosos do Estado do Ceará e do Nordeste.
O espetáculo proporciona entretenimento e trabalho aos pacatubanos também constitui-se como uma excelente opção no roteiro turístico para o período pascal, pois além do espetáculo, a natureza faz o seu show a parte principalmente para quem faz ecoturismo – Bica das Andréas, locais para voo livre, parapente, montanhismo e caminhada nas trilhas ecológicas.
Quem estava viajando era o advogado Leandro Vasques, ao lado da amada Aline e dos filhos Gabriel e Pedro. Passaram pelo Egito, Israel e rápida passada por Paris.
Novamente completa agência centro do BNB. Voltou Mário César Nogueira Filho, setor de atendimento.
Deus é grande. Acreditemos Nele. Passa muito bem Benedita Fernandes. 0perada do fêmur na Uniclinic, pelas mãos hábeis dr João Ricardo.
A maior atração do Carnaval em Pereiro foi Michele Victor.
O muito bom Nando Frota é o maior nome de produtos recicláveis.
Muito sentido o falecimento de Emanuel Lima Araújo, um dos mais categorizados profissionais que atuou no distrito de educação 2, da secretaria municipal de educação.
Ana Carla Leite esnobou em elegância, beleza e brilho em João Pessoa. Carnaval.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com