27.8 C
Fortaleza

Vicente Fialho e Valfrido Salmito, exemplos de dignidade – Parte I

Ambos faleceram recentemente, deixando uma lacuna irreparável na vida pública cearense e nacional. Tive a honra de privar de suas amizades. E deles guardo boas recordações pelo que fizeram em favor do Nordeste e do Ceará. Fialho e Salmito viveram carreiras públicas honradas e frutíferas. Infelizmente, a política, atualmente é um “grande negócio” para os aventureiros e despreparados. Embora, reconheça, que ainda temos uma minoria de pessoas dignas dentro da política. Fialho e Salmito foram também exemplos de pais de família e de bons administradores da coisa pública.

Vicente Fialho foi ministro de Minas de Energia, Prefeito de Fortaleza e de São Luís do Maranhão. Ainda hoje é lembrado pela seriedade, competência e honestidade a toda prova. Posso dizer que privei de sua amizade, a qual muito me marcou para o exercício político e o empresário que fui. Nossa amizade pessoal foi fruto das oportunidades que tivemos. Eu como empresário da industrialização do algodão e dirigente classista: Presidente da Associação Comercial do Crato, Presidente do Rotary Clube de Crato, Presidente da AMANE–Associação dos Maquinista de Algodão do Nordeste e delegado Regional da Federação da Indústria do Ceará no Cariri. Na política fui eleito Vice-Prefeito do Crato.

Vicente Cavalcante Fialho nasceu em Tauá, Ceará, em 27 de janeiro de 1938 e faleceu em 11 de julho de 2022. Ele foi modelar chefe de família ao lado da sua grande companheira, Mirian Fialho. Quando Ministro, todas as vezes que eu ia a Brasília, fazia-lhe uma visita. Seu Chefe de Gabinete, meu amigo Rangel Cavalcante, certa vez me disse: “Humberto, o ministro pediu para lhe dizer que todas as vezes que você viesse a Brasília fizesse uma visita a ele. Sua entrada, neste gabinete, está sempre franqueada”.
Em duas outras oportunidades, numa palestra quando nos encontramos em Iguatu, ele me mandou deixar de avião em Juazeiro. Noutra ocasião, em Fortaleza, num auditório lotado, ele fazia uma palestra e agradeceu a presença de todos, acrescentando a minha presença. A esposa de Fialho – Mirian Fialho – é nossa conterrânea do Crato. Eles são pais de cinco filhos: três mulheres e dois homens.

Um parêntesis: diversas famílias oriundas dos Inhamuns se destacaram na sociedade de Crato. A exemplo do professor José do Vale Feitosa, da nossa querida Madre Feitosa, de Juvêncio Barreto, ao lado de sua esposa Maria Pia Esmeraldo, pais de doze filhos todos formados. Citaria ainda meu grande amigo Heleno Feitosa, que viveu sua vida entre o Rio de Janeiro e São Paul. Este, tio de Leda Maria. Citaria, ainda, Luís Cidrão de Oliveira, residente em residente Juazeiro, ao lado de seus irmãos e incluísse Adjacir Cidrão, seu irmão mais velho. E ainda João já falecido e José único vivo.

HUMBERTO MENDONÇA
EMPRESÁRIO

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img