28.5 C
Fortaleza

“O turista é uma pessoa sem noção”, diz americano do canal “Amigo Gringo”

imagem-de-amigo-gringo-1413311641943_615x300

Falar sobre os hábitos no metrô ou dos contrastes de abordagem na hora da paquera com uma pegada de humor, justamente para mostrar as diferenças práticas e comportamentais que um brasileiro encara quando vai a Nova York (EUA).  Essas são as inspirações do jornalista norte-americano Seth Kugel – que por anos assinou uma coluna sobre viagens no “New York Times” – para o “Amigo Gringo”, que ele apresenta desde o final de 2014 no YouTube.

Kugel cria vídeos com dicas para os viajantes e, segundo ele, a intenção está longe de “pregar” o que é certo ou errado, mas sim a de ajudar. “Não é dizer que o brasileiro é uma pessoa sem noção, mas que o turista é uma pessoa sem noção, e que o fato de ter conhecimento da cultura do lugar é uma coisa que você só aprende depois de várias viagens”, explica.

Saia da casinha
Roubadas são comuns e fazem parte do processo, mas qual o grande erro de um brasileiro em Nova York, na perspectiva de um nova iorquino que ama viajar? “Historicamente é o fato de vocês pensarem demais nas compras e esquecerem que estão em uma cidade maravilhosa”, aponta ele.

Outro é ficar sempre dentro da ilha de Manhattan. “Mas isso não é um erro só dos brasileiros. Para mim, Nova York nem é mais Manhattan, é como quem visita o Rio e fica só no Leblon. A gente sabe que a cidade é muito maior agora.”

Para Kugel, ter uma agenda rígida, apenas com atrações turísticas, também é um grande equívoco. “Você tem que estar pronto para fazer alguns desvios, estar aberto para abandonar o Cake Boss e entrar num café cheio de locais que também tem bolo. Esse senso de visitar um destino com uma lista de ’15 lugares que você tem que conhecer’ é um grande erro”, opina o jornalista.

Nova fase
Além de falar sobre Nova York para brasileiros, Seth agora quer incentivar a ideia de circular com moradores locais, gente que dê dicas das mais diversas sobre o que fazer na cidade. A nova fase do “Amigo Gringo” tem tudo a ver com esse pensamento: o apresentador está gravando no interior do Brasil a fim de mostrar esses cantos do país até mesmo para quem vive próximo deles.

“Vamos comer bode e visitar lugares que temos certeza que os turistas brasileiros não vão, com a mesma filosofia de ter locais mostrando a cidade para nós. Os fãs [do programa] vão ser nossos guias”, conta ele.

Os vídeos estão sendo gravados durante o mês de abril em Pernambuco, Bahia e Santa Catarina, e devem ir ao ar em breve no canal. “Também teremos uma série sobre o que é melhor no Brasil que nos EUA, porque os brasileiros às vezes pensam que tudo é melhor lá fora, mas tem coisas que são melhores até mesmo em termos de tecnologia — tipo o cartão de crédito ter senha”, dá a dica o “Amigo Gringo”.

Fonte: UOL

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img