32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

14% dos estagiários nordestinos são os únicos responsáveis pelo sustento da família, aponta pesquisa

segunda-feira, 29 de maio 2023

Segundo levantamento inédito realizado pelo Centro Integração Empresa-Escola – CIEE, o número de estagiários que declararam ser o único responsável pelo sustento da família chegou aos 14% no Nordeste, de acordo com a amostra de 2022.

Foto: Reprodução/Pixabay

A pesquisa, encomendada ao IPEC  (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), ouviu mais de 10 mil estagiários de todo Brasil e reforçou a percepção que a bolsa-auxílio  é fundamental para a permanência dos estudantes nas instituições de ensino. O pagamento da mensalidade escolar figura como a principal despesa de 33% dos estudantes.

As contas de casa também têm ganhado espaço entre os gastos dos estagiários e 14% deles auxiliam nas despesas mensais e outros 14% contribuem para o pagamento da alimentação. Apenas 5% dos respondentes afirmaram que o principal destino da bolsa-auxílio são cursos extracurriculares.

Outra prova deste cenário é que, em 83% dos lares dos estagiários ouvidos, a renda total familiar não ultrapassa R$6.060,00. Deste grupo, ao menos 35% dos respondentes afirmam que a junção dos ganhos da família chega até R$ 1.212,01 mensalmente.

Por fim, ao menos 70% dos respondentes apontaram que contribuem para o sustento da família.

Avaliação

A pesquisa anual é oriunda do 14º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio e demonstrou que o programa de estágio das organizações vem se adaptando às novas gerações e conversando com o anseio dos estudantes em relação ao mundo do trabalho. Para 97% dos entrevistados o programa de estágio é fundamental para o desenvolvimento profissional, e a satisfação geral com as organizações é 9,2.

Mais conteúdo sobre:

Ecnomia estágio nordeste

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com