32 C°

domingo, 7 de agosto de 2022.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Mundo

Brasileiro assume a presidência do Conselho de Segurança da ONU

sexta-feira, 01 de julho 2022

A partir desta sexta-feira, 01, o brasileiro Ronaldo Costa Filho, embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), assume temporariamente o cargo de presidente do  do Conselho de Segurança.

Foto: Reprodução/Twitter

O embaixador já criticou o Conselho pela conduta adotada nas tentativas de resolver o conflito entre Rússia e Ucrânia. “Isso não é um paradoxo, ao contrário, é uma falha do Conselho de agir de uma forma construtiva em endereçar esse tópico”, afirmou em março. É válido ressaltar que o cargo é rotativo e esta é a é a 11ª passagem do Brasil pelo órgão. Costa Filho deseja priorizar a comunicação estratégica em operações de manutenção da paz, respeitando os direitos humanos e combatendo diversas formas de violência.

Quanto ao conflito no Leste Europeu, o novo presidente afirma que buscará soluções. “Uma das funções mais delicadas da presidência, a qual daremos a maior atenção, é cuidar do delicado equilíbrio entre transparência e eficiência. Por um lado, é necessário prestar contas para o público em geral e para os países não representados no Conselho. Por outro, a discrição muitas vezes é necessária para viabilizar um diálogo franco, voltado à busca de soluções, e não a relações públicas”, disse.

Ronaldo Costa Filho declarou que o Brasil organizará também um debate sobre crianças e conflitos armados para debater sobre a participação de crianças como soldados e ataques contra escolas em conflitos armados.

Mais conteúdo sobre:

Conselho de Segurança ONU Ronaldo Costa Filho

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com