23.1 C
Fortaleza

Brasileiros consideram a visão o segundo aspecto mais importante do envelhecimento

Uma pesquisa feita pela Alcon, empresa especialista em cuidados com a visão, revelou que 89% dos brasileiros consideram a visão o segundo aspecto mais importante no processo de envelhecimento. Tal sentido ficou atrás apenas da memória, que foi posta como o principal aspecto por 90% dos entrevistados, e se equiparou à mobilidade, que também alcançou 89%.

Foto: Divulgação

Os entrevistados são tanto os pacientes com mais de 50 anos em situação de pré e pós-cirurgia de catarata, diagnosticados nos últimos cinco anos, quanto aqueles na mesma faixa etária que não foram diagnosticados com a condição e nem submetidos ao procedimento cirúrgico oftalmológico.

Os resultados revelam que a cirurgia de catarata pode dar aos pacientes a impressão de que sua visão voltou no tempo, com quase metade (47%) dos que passaram pela cirurgia concordando que se sentem com a visão de alguém mais jovem. A pesquisa De Olho na Catarata, realizada entre março e abril de 2023 no Brasil, bem como em outros nove países do mundo, teve como objetivo avaliar o entendimento e as percepções sobre catarata entre a população que está envelhecendo.

Os resultados são relevantes para os brasileiros, já que pesquisa do IBGE de 2021 apontou intenso crescimento na faixa da população acima dos 60 anos. Segundo o instituto, em dez anos, a parcela de pessoas a partir dessa faixa etária passou de 11,3% para 14,7% dos brasileiros. Em números absolutos, esse grupo passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões, crescendo 39,8% no período. No Ceará, esse aumento foi de 10,9% para 13,4% da população no mesmo período, indo de 951 mil para 1,238 milhão de pessoas.

“Com o aumento da população brasileira acima de 60 anos, devemos ampliar a conversa sobre catarata, informando sobre o procedimento e as opções de lentes, para que mais pessoas possam viver mais saudáveis e felizes em seus anos prateados”, diz Fabio Almeida, Head da área de negócios Cirúrgica e Country Manager Alcon Brasil. Quanto aos benefícios do tratamento, esses ficaram evidentes nos resultados da pesquisa: os pacientes pós-cirúrgicos concordam que tiveram uma melhora na qualidade de vida (78%) e na qualidade de visão (91%).

No momento em que médico e paciente decidem pela cirurgia de catarata, que é a substituição do cristalino por lentes intraoculares, pode-se optar pelo uso de lentes de alta tecnologia que corrigem a um só tempo catarata e presbiopia (a famosa “vista cansada”), diminuindo em muitos casos a dependência de óculos. “A pesquisa mostra que, após a cirurgia, a porcentagem de pacientes que relataram dependência de óculos caiu de 81% (antes da cirurgia) para 53%”, comenta Almeida.

Catarata

O aparecimento da catarata é natural no processo de envelhecimento humano. Mas, apesar da importância dada à visão entre a população pesquisada, ainda há concepções desatualizadas sobre o procedimento:1

  • 35% do público não sabe que a cirurgia de catarata é um procedimento indolor.
  • 30% dos brasileiros 50+ não sabem que o tratamento é realizado por meio do implante de lente intraocular.
  • 40% dos brasileiros com mais de 50 anos ainda não sabem que podem escolher entre vários tipos de lentes intraoculares para atenderem às suas necessidades específicas.

O especialista em catarata André Jucá confirma que a população em geral desconhece o assunto e cria alguns estigmas. “Mas conseguimos educar os pacientes e explicar que a vida dele será mudada para melhor. Sempre pergunto aos pacientes no pós-cirúrgico se valeu a pena e eles dizem que valeu demais”, comenta o especialista cearense.

Portanto, é importante que as pessoas visitem anualmente um oftalmologista. No caso da catarata, é importante entender quando a cirurgia é necessária, como ela é realizada e quais lentes intraoculares estão disponíveis para cada caso em particular.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img