27.8 C
Fortaleza

Desinformação acerca da endometriose ainda afeta a vida de muitas mulheres

Muitas mulheres ainda acham normal sentir dores abdominais durante o período menstrual. A partir desse fato, alguns profissionais de Fortaleza alertam para a necessidade da realização prévia de exames ginecológicos e apresentam as consequências causadas pela demora dos diagnósticos. 

Foto: reprodução

A endometriose é uma doença crônica que consiste na migração do tecido endometrial para regiões externas, como os ovários, tubas uterinas e intestino. A patologia afeta mulheres durante a idade reprodutiva, podendo causar danos tanto físicos quanto psicológicos. Dessa forma, a falta de tratamento pode ocasionar problemas em todas as áreas da vida. 

Os sintomas mais comuns é a dor durante a menstruação (cólicas), durante as relações sexuais, ao defecar, urinar, dor na região lombar ou até mesmo fora do ciclo menstrual. Nesses casos, a mulher deve procurar suporte médico e manter um acompanhamento com ginecologistas especializados na área. 

A estudante do supletivo Ana Patrícia Abreu Silva, que trabalha atualmente como diarista, relata que sente dores desde sua primeira menstruação e sempre que recorria a um ginecologista, ele afirmava que era normal sentir dores durante este período e passava remédios comuns para dores abdominais. 

“Já faz 2 anos que eu descobri que eu tinha endometriose. Os sintomas são muito dolorosos. Eu sentia muita dor de cólica e sempre que eu ia para o ginecologista ele falava que era normal. Além disso, ele afirmava que era porque eu não tinha um filho ainda e era só tomar um analgésico. Eu continuei sentindo dores e é muito desconfortável porque atrapalha toda a sua vida. Você não consegue trabalhar e ter uma vida normal nesse período. Eu só descobri depois de saber que outras pessoas têm”, relatou Patrícia.

A fisioterapeuta com mestrado em saúde coletiva voltado para mulheres portadoras de endometriose explica que o ideal é que os exames sejam realizados precocemente. “A endometriose não tem um achado patognomônico, ou seja, um sinal ou sintoma específico que leve ao diagnóstico. Daí a dificuldade em diagnosticar essa doença. Além disso, o diagnóstico tardio é atribuído à redução de especialistas em endometriose e também aos tabus de muitas mulheres que crescem com a cultura de que é normal uma mulher sentir dor”.

Normalmente os exames são realizados por meio do ultrassom transvaginal com preparo intestinal e em casos de endometriose profunda, solicita-se Ressonância Magnética. Contudo, Helen também informa que o padrão recomendado para o exame é a videolaparoscopia seguida de confirmação patológica.

Atendimento público

O Sistema Único de Saúde é uma organização que tem como objetivo garantir o acesso à saúde para toda a população do Brasil. Contudo, alguns serviços ainda duram muito tempo para serem realizados. Em Fortaleza, muitas pacientes ainda reclamam da extensa lista de espera para os atendimentos. 

Essa demora para iniciar os tratamentos para endometriose é um dos motivos que fazem muitas mulheres desistirem de procurar suporte. “Eu fui para o SUS e para o posto de saúde próximo a minha casa para começar os tratamentos. Corri em vários hospitais para saber como era, mas eles sempre dizem que tem que ser pelo encaminhamento do posto. E eu estou até hoje esperando na fila de espera. A demora é tão grande que eu desisti de correr atrás. É um descaso para as pessoas que precisam fazer um tratamento desse”, explicou Patrícia.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img