27.1 C
Fortaleza

Ebserh lança edital de residência multiprofissional com 63 vagas para Fortaleza

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou os editais para candidatos ao Exame Nacional de Residência (Enare), edição 2023/2024. Neste ano, os profissionais de medicina e de outras áreas da saúde têm à disposição 5.102 vagas, distribuídas em 3.157 na área médica e 1.945 nas modalidades uni e multiprofissional, ofertadas em todo o Brasil. Para o Ceará, estão sendo oferecidas 63 oportunidades de residência multiprofissional, todas em Fortaleza.

Ao todo, são diversos programas de 114 instituições que aderiram ao Enare. Na capital cearense, as 63 vagas de residência multiprofissional em diversas áreas (veja relação completa mais abaixo) estão concentradas no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand. A banca organizadora do certame é o Instituto AOCP, e o valor das inscrições é de R$ 195,00 para as modalidades uni e multiprofissional.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, destacou que o Enare tem um papel que abrange desde a pesquisa, a inovação, até a contribuição para um atendimento mais qualificado ao usuário. “A ampliação do número de instituições e vagas representa uma confiança adquirida pela Ebserh de que as entidades enxergam nossos hospitais como ambientes propícios para a difusão do conhecimento. Algo que certamente vamos honrar à medida em que os candidatos comecem a exercer suas atividades”, comentou o dirigente da estatal responsável pelo certame.

Para a diretora do departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ebserh, Cristiane Carvalho, o sucesso do Enare 2023 mostra a importância de uma formação profissional de excelência e a garantia de condições mais democráticas de participação. “A realização de um único certame em nível nacional possibilita a redução de custos para alunos e instituições, além da diminuição da burocracia e do fato de o aluno, dependendo de sua classificação, poder escolher o local mais adequado para trabalhar”, afirmou.

Como se inscrever

O período para inscrição segue até o dia 14 de setembro. A aplicação das provas ocorrerá em todas as capitais e cidades polos em 29 de outubro. Mais informações sobre a quarta Edição do Enare estão disponíveis no edital:

– Residências uni e multiprofissional: https://institutoaocp.org.br/concursos/arquivos/ed_abert_multi_uni_enare23.pdf?

Principal exame de residência do país, o Enare apresenta, para os candidatos, vantagens como custo menor e único, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo, possibilidades de escolha de cidade para cursar a residência, dentre outras. O sistema de classificação é muito próximo ao Enem/Sisu.

Para as modalidades multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão na inscrição. Após a realização da prova, seleciona o local onde pretende realizá-la conforme pontuação alcançada.

Histórico

 A primeira edição do exame, realizada em 2020, contou com mais de 4,1 mil inscritos disputando 403 vagas em oito hospitais da Rede Ebserh/MEC e um hospital militar. A segunda edição, realizada em 2021, contou com mais de 31 mil inscritos para 3,2 mil vagas em 77 instituições em todo o país. A terceira edição teve 92 instituições participantes e mais de 53 mil candidatos disputando 4 mil vagas. Os interessados podem acompanhar todo o processo pelo site https://enare.ebserh.gov.br/.

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: 63 VAGAS

COMPLEXO HOSPITALAR DA UFC/EBSERH

Especialidade: ASSISTÊNCIA EM DIABETES – Enfermagem – 4 vagas

Especialidade: ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA – 2 vagas

Especialidade: ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL – Enfermagem – 1 vaga

Especialidade: ATENÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA – Enfermagem – 5 vagas

Especialidade: ENFERMAGEM OBSTÉTRICA – Enfermagem – 6 vagas

Especialidade: ONCO-HEMATOLOGIA – Enfermagem – 2 vagas

Especialidade: TRANSPLANTE – Enfermagem – 2 vagas

Especialidade: ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA – Farmácia – 4 vagas

Especialidade: ATENÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA – Farmácia – 3 vagas

Especialidade: ONCO-HEMATOLOGIA – Farmácia – 1 vaga

Espacialidade: SAÚDE DO ADULTO E IDOSO – Farmácia – 2 vagas

Especialidade: ASSISTÊNCIA EM DIABETES – Fisioterapia – 2 vagas

Especialidade: ASSISTÊNCIA EM DIABETES – Fisioterapia – 1 vaga

Especialidade: ATENÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA – Fisioterapia – 2 vagas

Especialidade: TRANSPLANTE – Fisioterapia – 2 vagas

Especialidade: ASSISTÊNCIA EM DIABETES – Nutrição – 4 vagas

Especialidade: ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA – Nutrição – 2 vagas

Especialidade: ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL – Nutrição – 1 vaga

Especialidade: ONCO-HEMATOLOGIA – Nutrição – 2 vagas

Especialidade: TRANSPLANTE – Nutrição – 2 vagas

Especialidade: CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO-FACIAL – Odontologia – 2 vagas

Especialidade: ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA – Psicologia – 2 vagas

Especialidade: ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL – Psicologia – 1 vaga

Especialidade: ONCO-HEMATOLOGIA – Psicologia – 2 vagas

Especialidade: TRANSPLANTE – Psicologia – 2 vagas

Especialidade: ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA – SERVIÇO SOCIAL – 1 vaga

Especialidade: ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL – Serviço Social – 1 vaga

Especialidade: TRANSPLANTE – Serviço Social – 2 vagas

SOBRE A EBSERH

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img