28.5 C
Fortaleza

Educador físico dá dicas para evitar acidentes em academias

Quedas relacionadas à baixa pressão arterial ou ocasionadas por pisos escorregadios são alguns dos acidentes mais comuns que ocorrem em academias. E, ainda, machucados causados pelo mau uso de equipamentos e lesões devido à execução inadequada de exercícios são recorrentes. 

Foto: Reprodução/Pexels

Para reduzir esses riscos, a presença de um profissional qualificado é crucial. Muitas pessoas optam por treinar sozinhas, mas contar com a assistência de um profissional que compreenda os treinos e saiba operar as máquinas é uma medida preventiva importante.

’’A maioria dos acidentes pode ser prevenida através de boas práticas da equipe, manutenção adequada dos espaços e acompanhamento durante o treino. Para garantir maior segurança, é recomendável que os alunos recebam o acompanhamento básico de profissionais qualificados, e que também certifiquem-se de que os aparelhos estejam devidamente posicionados’’, explica Júlio César Chaves Nunes Filho, profissional de educação física do Grupo AYO.

Outra medida é garantir que todos os usuários estejam usando os equipamentos corretamente e seguindo propriamente as instruções de segurança. É fundamental verificar regularmente os aparelhos para assegurar que estão em boas condições de uso, evitando qualquer dano ou peças soltas. Além disso, investir em equipamentos de qualidade e realizar manutenções periódicas são essenciais para garantir a segurança dos usuários.

Uma avaliação física realizada por um profissional de educação física é um procedimento rotineiro que oferece inúmeros benefícios. Por meio dessa avaliação, é possível coletar informações sobre o corpo, a saúde e o desempenho físico dos alunos, além de identificar fatores de risco e diagnosticar pontos fortes e fracos.

O que fazer em situações de acidentes

Caso ocorra um acidente na academia, é fundamental manter a calma e prestar a devida assistência à pessoa envolvida. Ter um kit de primeiros socorros disponível pode ser de grande ajuda em situações de emergência. Mesmo em incidentes aparentemente menores, é imprescindível que um profissional esteja sempre ao lado do aluno, demonstrando cuidado e atenção à situação.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img