32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Elmano diz que governo vai publicar editais para conservação ambiental do Ceará

segunda-feira, 17 de junho 2024

“Estamos discutindo um projeto para que os pequenos produtores possam produzir energia solar”, cita gestor acerca de iniciativas para área

Redação O Estado

Governador Elmano de Freitas / Foto: Helene Santos / Governo do Estado

O governador Elmano de Freitas (PT) falou nesta segunda-feira (17) que o Governo do Estado está avaliando maneiras de compensar os responsáveis por iniciativas de conservação ambiental no Ceará. O gestor deu a declaração na abertura do seminário “Ceará pelo Clima: Desenvolvimento, Sustentabilidade e Justiça Social”, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) do Estado.

“Estamos preparando editais para compensar e reconhecer pessoas com prática de conservação ambiental. Estamos discutindo um projeto para que os pequenos produtores possam produzir energia solar, e isso seja fonte de renda para esses pequenos produtores, assim como para povos tradicionais, povos indígenas […]”.

Questionado por jornalistas sobre se o Ceará possui um plano de enfrentamento às consequências da crise climática, Elmano mencionou ações em andamento. Apesar de ter sido anunciada, a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) não participou do evento. A titular da Sema, Vilma Freire, participou da agenda.

“O Ceará aumentou suas unidades de conservação e estamos elaborando plano de manejo para essa unidades de conservação. Temos atuado na fiscalização para evitar a desertificação e o desmatamento da caatinga, que é um bioma absolutamente sensível. Temos ações importantes nos biomas da Serra da Ibiapaba e da Serra de Baturité, que tem caracterização de Mata Atlântica, além da proteção de nossas praias”.

“Tudo isso está sendo articulado em torno do reconhecimento de ações para garantir a preservação do planeta e as mudanças climáticas que têm acontecido nas última décadas são absolutamente preocupantes. As suas consequências exigem uma mudança de comportamento da sociedade e dos governantes”, completou.

O seminário ocorre entre esta segunda (17) e terça-feira (18) no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e busca reunir um público diverso para debater sobre emergência climática, transição energética e justiça social. Para participar é preciso fazer inscrição pelo site do evento e doar 1 kg de alimento.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com