32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Gastronauta

Hoje é dia de pizza, bebê! O Estado sugere locais para apreciar essa queridinha

quarta-feira, 10 de julho 2024

Celebrado nesta quarta-feira, Dia Nacional da Pizza è convite para curtir, descobrir e se deliciar. Receita italiana faz Fortaleza e Ceará se destacarem no cenário nacional

Por Hyago Felix (estagiário sob supervisão de editores)

Em funcionamento há 20 anos, pizzaria na Aldeota è um dos 629 estabelecimentos na capital cearense/Foto: Dalila Lima/O Estado

Nesta quarta-feira, 10 de julho, é celebrado nacionalmente o dia do prato italiano mais queridinho entre brasileiros: a pizza. A data foi instituída em São Paulo, no ano de 1985, pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, para marcar o último dia de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e marguerita.

Já na Itália, país de origem do prato, a celebração acontece anualmente no dia 17 de janeiro. Seja salgada ou doce, a pizza é conhecida mundialmente como comida para todas as horas. Os fãs brasileiros da receita costumam usar o ditado “tudo acaba em pizza”, em alusão a sua versatilidade. Segundo pesquisa realizada pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) em 2023, o Brasil produziu 1,9 milhão de pizzas diariamente.

Ao mês, o país chegou a produzir 57 milhões de “peças” da desejada iguaria. O Nordeste é a terceira entre as regiões brasileiras que mais têm pizzarias no país. A mesma pesquisa também aponta que o Ceará é a segunda unidade federativa nordestina que mais produz pizza, com uma fabricação diária equivalente a 48.962 unidades por dia.

ÚNICA NO NORDESTE
Com 23.702 pizzas por dia e 48,41% das pizzarias do Ceará, Fortaleza é a única capital do Nordeste entre as cinco que mais produzem pizzas por dia no país, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba, respectivamente.

A porcentagem de quase 50% representa o total de 629 pizzarias das 1.130 existentes no Estado. Juazeiro do Norte, no Interior do Ceará, vem em segundo lugar com 4,87%. Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), aparece na sequência, ocupando a terceira posição com 3,63% dos estabelecimentos. No Ceará a produção é de 48.962 pizzas, o que equivale a 1.468.887 sabores mensalmente.

A pizza chegou ao Brasil por meio da imigração italiana, no início do século XX. Italianos refugiados por conta de problemas políticos, ditatoriais e econômicos trouxeram ao Brasil sua cultura, linguagem, costumes, tradições e receitas de comida, incluindo a pizza.

Inicialmente, era consumida principalmente pela comunidade italiana em São Paulo e Rio de Janeiro, onde foram registradas as primeiras pizzarias do país, logo após após, a pizza foi se espalhando pelo Brasil e se adaptando aos gostos de cada uma das regiões do país.

PIZZA À MODA BRASILEIRA
Azeite de oliva, água morninha, sal, açúcar e fermento são os componentes clássicos para a massa italiana. Contudo, com toda pluralidade de culturas no Brasil, as receitas foram ganhando caras novas por todo país. Em Fortaleza, a Vignoli, que está no segmento há 20 anos, recomenda aos clientes as massas com recheios de “pepperoni ao pesto”, “camarão crispy de parma”, lombinho com mango chutney” e “vignoli”.

Já a casa de pizzas Two Brothers dispõe de opções como as chamadas de “la braba”, “twoshi” e “Fala Mag”. O levantamento da Apubra revelou que a pizza de calabresa é a mais apreciada entre os brasileiros. Pelas pizzarias no país, o sabor lidera a lista das mais pedidas com 38,2% das escolhas, seguida por muçarela, com 16,2% dos pedidos, e de margherita, em terceiro lugar com 13,2%.

Já para pessoas com restrições alimentares, a pesquisa contabilizou que 64,7% das unidades mapeadas possuem opções com zero lactose, massa integral, sem glúten ou variações veganas e vegetarianas. Seja por comemoração, reunião de família, pós-rolê ou como comida rápida, a pizza é consumida por brasileiros em todos os lugares do país.

Não se esqueça de ir em busca da sua neste dia que tem tudo para ser apetitoso. Viva a pizza!

SERVIÇO

VIGNOLI
ONDE: avenida Senador Virgílio Távora, 10 – Meireles / rua Jonas Ildefonso Carneiro, 170 – Cambeba /
rua Silva Jatahy, 529 – Meireles
QUANDO: Virgílio Távora e Sul, todos os dias, 11h às 15h e 18h à 00h
Silva Jatahy, todos os dias, 18 à 00h
INSTAGRAM: @vignolioficial

TWO BROTHERS
ONDE: avenida Desembargador Gonzaga, 487, Cidade dos Funcionários / rua Alfredo Severo, 112, Aldeota / rua Batista de Oliveira, 1071, Cocó
QUANDO: todos os dias, 17h às 23h
INSTAGRAM: @twobrotherspizzas

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com