32 C°

quinta-feira, 30 de junho de 2022.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Ceará

Ibama fará audiências públicas sobre a realização do projeto de extração de urânio no Ceará

sexta-feira, 13 de maio 2022

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou que irá realizar audiências públicas sobre o estudo e o relatório de impacto ambiental do projeto de extração de urânio em Santa Quitéria. 

Foto: Reprodução/ Governo Federal

O Projeto Santa Quitéria prevê a produção anual de 1,05 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados, de 220 mil toneladas de fosfato bicálcico e de 2,3 mil toneladas de concentrado de urânio. Os compostos serão destinados ao mercado agropecuário do Norte e do Nordeste e, no caso do urânio, para a fabricação do combustível utilizado na geração de energia termonuclear.

Após a confirmação da abundância dos elementos, a Indústrias Nucleares do Brasil (INB) realizou uma parceria com a empresa de fertilizantes Galvani, que será responsável pelo desenvolvimento dos processos, pelos estudos para o licenciamento ambiental e pela execução do projeto.

Os apoiadores da ação afirmam que ela será uma fonte de empregos, renda e oportunidades para os trabalhadores de toda a região. No entanto, a população teme os efeitos nocivos que a extração do material radioativo possa trazer. 

Os resultados ados estudos serão avaliados pela população entre os dias 7 e 9 de junho. As reuniões irão ocorrer nos municípios de Santa Quitéria, Itatira e Canindé.

Mais conteúdo sobre:

Fertilizantes Ibama Indústrias Nucleares do Brasil nordeste Santa Quitéria Urânio

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com