26.1 C
Fortaleza

Mercado AlimentaCE promove festival de pratinho neste domingo (25)

O pratinho é patrimônio cearense. Quando chega junho, o cheirinho de vatapá já aparece em toda esquina, com as bandeiras enfeitando e aquela vontade de apimentar o paladar. Pensando nisso, o Mercado AlimentaCE, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará gerido pelo Instituto Mirante, vai promover um festival de pratinhos neste domingo (25), de 9h às 15h. O evento gratuito vai reunir o melhor dessa diversidade de sabores regados a muito forró com a banda Os Muringa e a cantora Cleane Sampaio. Localizado no Complexo da Estação das Artes, o acesso ao equipamento é gratuito e a programação é para toda a família.

Foto: Divulgação

Baião, creme de galinha, vatapá, paçoca, arroz e muito mais serão ingredientes mais que exaltados neste evento. Mira Cozinha, Cozinha Lamarca, Chef Noah Passos, Oyá Murà, Jão Burger e Let’s Bora estarão oferecendo pratinhos para todos os gostos, dos tradicionais às releituras, incluindo opções veganas, sem glúten e sem lactose.

Expositores de outros bairros de Fortaleza e até do litoral também estarão presentes trazendo versões da iguaria e reforçando ainda mais a cultura da comida de pracinha. No pratinho da Dona Edinete, convidada diretamente de Icaraizinho de Amontada, distante 200 km de Fortaleza, a comida litorânea ganha vez com o baião de polvo com leite de coco e o arroz de camarão. Os visitantes poderão também desfrutar da feijoada do MST. O Espetinho dos Sonhos, do Lago Jacarey, oferece tradicionais pratinhos acompanhados de espetinhos de churrasco feitos na hora. E para garantir a panelada e a buchada cearense, o restaurante São Francisco, que funciona no Mercado São Sebastião, traz o cardápio à gare da Estação das Artes.

Marina Araújo, diretora do equipamento, relembra que o pratinho é presente não só na cultura local como na economia também fora do período junino. “O pratinho é uma instituição na nossa gastronomia, compõe a mesa em junho, porque é a cara dos festejos juninos, mas a verdade é que pratinho a gente come o ano inteiro”, afirma a chef.

Com ingredientes que remetem à nossa identidade gastronômica, Marina destaca também a versatilidade do prato que vai das banquinhas de praça aos grandes restaurantes. “O baião com feijão verde, a farofa com a farinha de mandioca, o creme de frango ou vatapá de peixe, que foram aculturados ao melhor jeito brasileiro de ser, e carne de sol com muita cebola roxa, comida sertaneja, nossa e autêntica”.

Atrações

Além da parte gastronômica, o evento contará com apresentação da banda Os Muringa, de 10h às 12h, e o som da cantora Cleane Sampaio, a partir das 13h. Os pequenos terão diversão garantida com brincadeiras juninas infantis como pescaria e boca de palhaço.

Com canções tradicionais e autorais, a banda Os Muringa define o próprio repertório como “um forró autêntico”, que vai desde o pé de serra de Luiz Gonzaga até músicas atuais de artistas como Dorgival Dantas. Já a cantora Cleane Sampaio, ex- participante do programa The Voice e atriz, traz à gare da Estação das Artes o show “Pra Dançar Um Forrozim”. A apresentação também dá nome ao álbum de 14 faixas lançado no ano passado, composto por músicas autorais e regravações de bandas que embalaram os anos 2000, como Aviões do Forró e Forró do Muído.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img