27.1 C
Fortaleza

Oniomania: saiba quando a compra compulsiva pode se tornar uma doença

A oniomania, mais conhecida como compulsão por compras, é um transtorno psicológico que está relacionado a outros fatores como a ansiedade. É comum uma pessoa que sofre com essa síndrome sentir alívio e sensação de bem estar ao realizar um tipo de compra, porém esse sentimento logo se transforma em culpa, remorso e aumento da ansiedade. De acordo com o psiquiatra Dr. Pedro Pinho é necessário diferenciar os sintomas da compulsão e o consumo excessivo.

Foto: Reprodução/ Internet

“A compulsão e o consumo excessivo são parecidos mas possuem diferenças importantes. A compulsão é o comportamento repetitivo e incontrolável que a pessoa faz quando está com uma ansiedade intensa e ela consegue sentir um prazer ou alívio rápido com a compra mas ela se arrepende depois. É uma tentativa de controlar a ansiedade mas depois causa mais sofrimento. O consumo excessivo ele já envolve gastar mais do que o planejado, então é mais uma questão de orçamento e autocontrole”, explica o médico.

Causas
Ainda não existe uma causa específica para o surgimento desta síndrome, mas alguns fatores que aumentam as chances de uma pessoa apresentar problemas de compras compulsivas. São eles: fatores genéticos, comorbidades e também a própria sociedade. Segundo o especialista, a sociedade pode estimular o comportamento de compra excessiva através da publicidade e marketing que frequentemente criam um ambiente que encoraja o consumo excessivo. Além disso, essa promoção de que comprar coisas é uma chave para a felicidade, isso acaba tomando uma proporção ainda maior com a facilidade de compras pela internet.

Tratamento
O tratamento para a compulsão por compras pode ser bem complexo, pois irá desenvolver um padrão de comportamento mais saudável e trabalhar nas fontes que causam esse comportamento compulsivo. Será feito uma análise clínica para identificar a ansiedade ou transtorno bipolar, além de trabalhar os sentimentos e crenças que levam o paciente a ter uma relação de consumo prejudicial.

“Como todo transtorno mental, o tratamento da oniomania envolve várias frentes, envolvendo terapias, medicações e mudanças no estilo de vida. A terapia ajuda o indivíduo a entender as causas subjacentes do seu desejo compulsivo por compras e desenvolver estratégias para controlar esse impulso por compras. Enquanto as medicações podem ajudar no controle do impulso, ansiedade, ou outras comorbidades que a pessoa possa ter. Por último, realizar atividade físicas e desenvolver novos hobbies e desenvolver uma rede de apoio com familiares e amigos são medidas simples, mas que ajudam muito no tratamento”, pontua Dr. Pedro Pinho.

A oniomania pode atingir todos os tipos de público, porém essa síndrome é mais comum entre as mulheres. Alguns estudos comprovam que 90% das pessoas que sofrem com esse transtorno, são mulheres, normalmente com início na fase da adolescência ou começo da vida adulta. “Todo transtorno mental ele tem possui causa biopsicossociais, ou seja, são uma combinação de diversos fatores como biológicos que a predisposição para algum transtorno mental. Fatores psicológicos que levam a questão da compra compulsiva e os fatores sociais que junto com esses três fatores podem causar a oniomania”, conclui o psiquiatra.

Por Dayse Lima

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img