32 C°

8 fevereiro 2024.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Ceará

Sindicato das Autoescolas dá dicas para evitar acidentes e multas durante as viagens de Carnaval

quinta-feira, 08 de fevereiro 2024

O Carnaval é uma das épocas que mais movimenta as estradas no Brasil, consequentemente aumenta os risco de acidentes e infrações. No Ceará, as pessoas buscam viajar para o litoral e até para a região do interior e serras. No entanto, além da diversão e do descanso, o que todos querem é ir e voltar em paz e com segurança. Para isso, o presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfcs), Eliardo Martins, explica que o planejamento prévio da viagem e a revisão do veículo, são duas atitudes essenciais para o folião não ter dor de cabeça.

“Antes de pegar a estrada, é importante planejar o percurso, conferir no GPS se há trechos com obras e desvios para não ter surpresas desagradáveis no trajeto, escolher os horários mais adequados para evitar os congestionamentos e se informar sobre as condições das estradas. Também é importante conferir todos os documentos do carro e se o IPVA, seguro obrigatório e licenciamento do veículo estão pagos na intenção de evitar multas”, orienta.

Realizar a revisão do veículo também é outro ponto essencial. “Levar em uma oficina mecânica de confiança para verificar o estado geral do veículo, certificar-se de que os pneus estejam em bom estado, nível do óleo e que os sistemas de iluminação e os freios estejam funcionando corretamente. Fora isso, durante a viagem é primordial respeitar os limites de velocidade, as sinalizações e não ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir”.

Eliardo Martins alerta que, caso vá viajar com crianças, deve-se certificar-se de que estão utilizando os dispositivos de retenção adequados para sua idade e peso. “Além disso, é proibido transportar objetos, malas e mochilas soltas no interior do veículo em locais que possam atrapalhar a visão do motorista e se tornarem perigosos em caso de freadas bruscas”, completa. Seguir essas dicas pode fazer toda a diferença para garantir uma viagem segura e sem contratempos neste Carnaval.

Mais conteúdo sobre:

Cuidados Policia Rodoviária Viagens

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com