32 C°

domingo, 7 de agosto de 2022.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Ceará

Tecnologia e apoio ao homem do campo são destaques na abertura do PECNORDESTE

quinta-feira, 30 de junho 2022

A inovação tecnológica e a busca por novos conhecimentos científicos para levar mais qualidade de vida para o homem do campo marcaram a abertura da 25ª edição do Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE, que ocorreu nesta quarta-feira (29), no Centro de Eventos do Ceará.

Foto: Divulgação

Na solenidade de abertura do PECNORDESTE a Governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, reafirmou o compromisso com o produtor rural. “Precisamos reduzir as desigualdades no campo e um dos nossos compromissos é universalizar a regularização fundiária nos próximos anos, dando mais segurança ao produtor com a titularidade de terra”, frisa Izolda.

Já o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amilcar Silveira, salientou a importância do olhar especial para o pequeno e médio produtor rural. “Já somos o maior produtor de camarão do país, com cerca de 16 mil hectares, o maior produtor de melão do mundo, e para dobrar a produção agrícola do nosso Estado, estamos levando mais conhecimento técnico/científico para os produtores e dando acesso a linha de crédito. Deste modo, vamos proporcionar mais qualidade de vida para o homem do campo, principalmente para pequeno e médio”, afirma Silveira.

Também participaram da abertura, representando a Fiec, José Antunes Mota, presidente do Sindlacticinios; o titular da Sedet, Maia Júnior; a secretária do Desenvolvimento Agrário, Ana Teresa Carvalho; o secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o presidente da Adece, José Rabelo do Amaral; a presidente da Adagri, Vilma Freire; e outras autoridades e executivos.

O PECNORDESTE é uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec); do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Senar-CE); do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE); e dos Sindicatos Rurais; com apoio de instituições parceiras públicas e privadas. A co-realização é do Instituto. O objetivo é capacitar produtores rurais, estudantes e micro e pequenos empresários do setor.


De volta a forma presencial, a solenidade de abertura do PECNORDESTE também contou com a entrega da Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra (2020-2022): a Silvio Carlos Ribeiro, secretário-executivo do agronegócio (Sistema Sedet); Silvio Ramalho Dantas, liderança classista; José Wally Mendonça Menezes, reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE); desembargador Francisco José Gomes (Tribunal Regional do Trabalho); Rita Luiza Marinho Grangeiro, produtora rural; Eduardo Diogo, diretor do Sebrae Nacional.


Com foco na geração de oportunidades de negócio, na sustentabilidade ambiental e inovação científica, 12 segmentos do Agronegócio são contemplados na programação técnico-científica do seminário: Agroindústria, Apicultura, Aquicultura e Pesca, Avicultura, Bovinocultura de corte e de leite, Cajucultura, Caprinovinocultura, Equinocultura, Fruticultura, Floricultura e Suinocultura, por meio da realização de palestras, mesas redondas e oficinas. Como parte da programação técnica, acontece a III Mostra de Trabalhos Científicos, com a exposição de pôsteres de trabalhos nos segmentos que compõem a programação, incentivando a pesquisa e a apresentação de novas tecnologias no agronegócio. O PecNordeste traz ainda a ExpoPEC e o Encontro Estadual de Dirigentes do Agronegócio do Ceará.
Além do seminário, o evento conta com a realização da XXV Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários e a Ceará Fruit, Feira Nacional da Fruticultura Tropical Irrigada, com foco na fruticultura e novas tecnologias, que ocorrerá numa área de 7.500m2, com a participação de empresas e instituições ligados ao agronegócio.

Mais conteúdo sobre:

Centro de Eventos do Ceará Izolda Cela PecNordeste

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com