30 C
Fortaleza

“Já viu-se vários cenários desse no passado”, diz Camilo sobre Capitão nas pesquisas

Ex-governador fala também que vai trabalhar para “não só Fortaleza, mas outros municípios estarem alinhados ao presidente Lula e ao governador Elmano”

Por Kelly Hekally

Haverá “o momento certo para ajudar na eleição”, afirma Camilo Santana (PT) sobre pleito de outubro deste ano / Foto: Hyago Felix

Em solenidade em Fortaleza nesta terça-feira (2), o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), banalizou a permanência, desde janeiro deste ano, de Capitão Wagner (União Brasil) à frente das pesquisas de intenções de votos à Prefeitura de Fortaleza publicadas desde então.

“Pesquisa é um retrato do momento. Já viu-se vários cenários desse no passado”, respondeu ao ser questionado sobre o nome do ex-secretário de Saúde de Maracanaú na disputa.

O ex-governador do Ceará teve Capitão Wagner como concorrente na campanha de 2022, na qual atuou para que seu hoje sucessor, Elmano de Freitas (PT), chegasse ao Palácio da Abolição.

Dois anos antes, os esforços de Camilo haviam sido no pleito municipal, para dirimir as possibilidades de vitória do ex-deputado federal ao Paço Municipal em 2020, quando o prefeito José Sarto (PDT), agora adversário político do ministro da Educação, venceu a disputa no segundo turno.

“A minha energia tem sido dedicada à educação, a ajudar o presidente Lula, o Brasil e o estado do Ceará”, apontou Camilo, acrescentando que haverá “o momento certo para ajudar na eleição”. “O que eu sempre tenho defendido […] é a importância do alinhamento do governo federal com o governo estadual. Sofri isso […] Nunca fui recebido por um ministro de Estado”, afirmou referindo-se à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao mencionar o chamado pacto federativo.

A jornalistas, o ministro valorizou suas entregas à frente do Ministério da Educação (MEC), citando a sede do Instituto Federal da Aeronáutica (ITA) na Capital, hospitais universitários para a Universidade Federal do Ceará (UFC) e para a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e entregas para a Educação Básica.

“Vamos trabalhar para não só Fortaleza, mas outros municípios estarem alinhados ao presidente Lula e ao governador Elmano”.

“VICE DE QUALQUER PARTIDO”
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT) argumentou na mesma ocasião que todos os partidos que estão alinhados ao PT no Ceará são importantes para a definição de vice em sua chapa em formação e que o momento é de diálogo e apontou que a disputa está para além do PSB, citando PSD e MDB, ao ser questionado sobre o posto de vice em sua chapa.

“Ontem [segunda-feira, 1º] fui ao PSB. Já fui ao PSD e ao MDB. Vamos amadurecendo […] Temos até dia 5 de agosto [convenções partidária] para o prazo final”. A sinalização é a mesma dada em entrevista ao O Estado por um dos nomes fortes à vaga, Luisa Cela (PSB), um dia antes das declarações de Evandro.

Saiba mais
“Não estou brigando para ser vice do Evandro”, diz ex-secretária Luisa Cela
“Estratégia tem que ser feita pensando na vitória do Evandro”, diz Luisa sobre vice

Na segunda, em cerimônia de seu partido, a ex-secretária de Cultura do Ceará surgiu em clima amigável com sua correligionária e “concorrente”, a vereadora Enfermeira Ana Paula. Como adiantou este jornal, uma ala do PSB ligada ao senador Cid Gomes (PSB) defende o nome da parlamentar para a disputa.

Na entrevista, Luisa pontuou que não está “brigando para ser vice”, mas relatou agenda de encontros com segmentos sociais e atividades dentro do próprio PSB, que indicam que a ex-secretária está se capilarizando.

Sobre a recuperação do Plenário 13 de Maio, que pegou fogo no último dia 20, Evandro informou que o processo licitatório foi realizado e que a empresa responsável já iniciou os trabalhos. O presidente da Alece, no entanto, não apontou data para o término da obra. (Colaborou Hyago Felix / estagiário sob supervisão de editores).

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img